
É comum a sociedade separar o conceito de brincadeira do conceito de trabalho.
No entanto, para as crianças, brincar é o trabalho que elas realizam naturalmente como meio de aprender sobre o mundo em que vivem.
O brincar é de vital importância para desenvolver habilidades sociais e emocionais da criança.
Como pais, vocês são os companheiros favoritos de seu filho.
Entretanto, os pais muitas vezes assumem a atitude de que brincar é feito apenas quando o tempo permite ou que a criança só brinca com alguém do seu tamanho.
Isso limita as oportunidades de desfrutar da companhia de seus filhos e aprender muito sobre suas personalidades e a maneira como pensam e raciocinam.
Ao focar sua atenção neles e permitir que eles “dominem” seu ambiente, você ajudará a construir sua autoestima.
O que significa brincar?
Brincar é qualquer atividade que se gosta de fazer.
Além disso, essas atividades são cruciais para o desenvolvimento saudável.
Através delas as crianças praticam muitas habilidades e descobrem conceitos por meio de brincadeiras.
Às vezes, como adultos, parecemos ter esquecido que o brincar pode assumir muitas formas, como:
- o simples jogo de esconde-esconde;
- construindo com blocos;
- participar de um esporte de equipe;
- ou jogar jogos de tabuleiro para uma criança mais velha.
Além disso, essas atividades podem ser simples sem regras ou bastante complicadas com um conjunto específico de regras.
No entanto, o tipo de brincadeira que é mais importante é a brincadeira livre, ou seja, qualquer atividade que a criança escolha realizar de forma independente ou com outra pessoa.
Dessa forma a brincadeira é conduzida pelo interesse da criança e progride até onde a capacidade e a imaginação dela permitem.
Brincadeiras de bebê

Logo o seu bebê observará seu rosto e aprenderá a responder às suas expressões.
Brincadeiras de criança
À medida que seu filho fica mais velho e é capaz de responder, ser verbal e de se mover, a brincadeira assume uma dimensão totalmente nova.
Por exemplo, os favoritos de bebês e crianças em idade pré-escolar são aqueles que envolvem habilidades motoras grossas, como perseguir, rolar ou jogar uma bola, bater palmas e músicas com movimentos de mão e corpo.
Esta é também a fase em que as crianças desfrutam de brinquedos como blocos, quebra-cabeças e outros brinquedos de manipulação.
Brincadeiras de escola
Durante o período escolar brincadeiras de encenação, usando bonecas, fantasias, fantoches e outros adereços permitem que a criança encene atividades nas quais observou adultos participando.
As crianças são ótimas mímicas e repetirão os comportamentos de seus pais e outros adultos, como, por exemplo:
A garotinha que finge cozinhar em uma cozinha de brinquedo enquanto segura um celular de brinquedo entre a orelha e o ombro provavelmente já viu a mãe fazendo a mesma atividade repetidamente.
O garotinho que coloca um lápis ou giz de cera atrás da orelha e tenta medir as coisas com a fita métrica, viu seu pai fazer a mesma coisa.
Dicas de brincadeiras para desenvolver com sua criança

Aqui estão algumas dicas para os pais que não sabem como brincar com seus filhos, confira abaixo:
- Relaxe e aproveite a atividade:
Não tente assumir o comando, mas permita que seu filho assuma a liderança.
Entenda que o seu papel é mostrar interesse e aprovação e fornecer incentivo.
Entretanto, se seu filho começar a se comportar de maneira inaceitável, é importante que ele saiba o que está fazendo de errado e ensine-lhe o que pode fazer diferente da próxima vez.
- Lembre-se de certificar que os brinquedos ou materiais sejam apropriados para a idade:
Acima de tudo, este é um cuidado para manter o interesse da criança na atividade que está sendo realizada.
- Aprenda a fazer perguntas abertas enquanto joga, como:
O que você acha que acontecerá se?
Você consegue pensar em outra maneira de?
O que mais você pode construir com esses blocos?
Onde mais aquela peça do quebra-cabeça poderia ir?
- Incentive a exploração adicional:
Se seu filho parece estar ficando frustrado, você pode dar sugestões de outra maneira de encarar o problema.
Por exemplo, para a criança que está chateada porque sua torre continua caindo, você pode mostrar a ela como usar blocos maiores na parte inferior.
- Se você tiver mais de um filho, eles disputarão sua atenção:
Estas são oportunidades para eles aprenderem a se revezar ou compartilhar.
- Modele o bom espírito esportivo:

Quando as crianças têm idade suficiente para começar a jogar jogos competitivos, como corridas ou jogos de tabuleiro, você pode modelar o bom espírito esportivo.
Ou seja, mostre como ser um bom perdedor, expressando o quanto você se divertiu participando da atividade e parabenizando o vencedor.
Igualmente importante é ser um bom vencedor por não se vangloriar ou ser muito competitivo com crianças pequenas.
Concluindo
Entendemos primeiro: “Brincar é a forma mais elevada de pesquisa.” -Albert Einstein
Segundo: “É paradoxal que muitos educadores e pais ainda diferenciem entre um tempo para aprender e um tempo para brincar sem ver a conexão vital entre eles.” – Leo F. Buscaglia
Em suma: “Brincar é a maneira favorita de nosso cérebro de aprender.” – Diane Ackerman