brincadeiras

Saiba mais sobre brincadeiras de criança e o desenvolvimento infantil

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brincadeiras

É comum a sociedade separar o conceito de brincadeira do conceito de trabalho. 

No entanto, para as crianças, brincar é o trabalho que elas realizam naturalmente como meio de aprender sobre o mundo em que vivem. 

O brincar é de vital importância para desenvolver habilidades sociais e emocionais da criança

Como pais, vocês são os companheiros favoritos de seu filho. 

Entretanto, os pais muitas vezes assumem a atitude de que brincar é feito apenas quando o tempo permite ou que a criança só brinca com alguém do seu tamanho. 

Isso limita as oportunidades de desfrutar da companhia de seus filhos e aprender muito sobre suas personalidades e a maneira como pensam e raciocinam. 

Ao focar sua atenção neles e permitir que eles “dominem” seu ambiente, você ajudará a construir sua autoestima. 

O que significa brincar?

Brincar é qualquer atividade que se gosta de fazer. 

Além disso, essas atividades são cruciais para o desenvolvimento saudável. 

Através delas as crianças praticam muitas habilidades e descobrem conceitos por meio de brincadeiras. 

Às vezes, como adultos, parecemos ter esquecido que o brincar pode assumir muitas formas, como: 

  • o simples jogo de esconde-esconde;
  • construindo com blocos;
  • participar de um esporte de equipe;
  • ou jogar jogos de tabuleiro para uma criança mais velha. 

Além disso, essas atividades podem ser simples sem regras ou bastante complicadas com um conjunto específico de regras. 

No entanto, o tipo de brincadeira que é mais importante é a brincadeira livre, ou seja, qualquer atividade que a criança escolha realizar de forma independente ou com outra pessoa. 

Dessa forma a brincadeira é conduzida pelo interesse da criança e progride até onde a capacidade e a imaginação dela permitem.

Brincadeiras de bebê

bebê brincando
Você pode ajudar a iniciar a brincadeira fornecendo objetos interessantes para seu bebê ver e conversar com ele brincando enquanto mostra esses objetos em seu ambiente.

Logo o seu bebê observará seu rosto e aprenderá a responder às suas expressões.

Brincadeiras de criança

À medida que seu filho fica mais velho e é capaz de responder, ser verbal e de se mover, a brincadeira assume uma dimensão totalmente nova. 

Por exemplo, os favoritos de bebês e crianças em idade pré-escolar são aqueles que envolvem habilidades motoras grossas, como perseguir, rolar ou jogar uma bola, bater palmas e músicas com movimentos de mão e corpo. 

Esta é também a fase em que as crianças desfrutam de brinquedos como blocos, quebra-cabeças e outros brinquedos de manipulação. 

Brincadeiras de escola

Durante o período escolar brincadeiras de encenação, usando bonecas, fantasias, fantoches e outros adereços permitem que a criança encene atividades nas quais observou adultos participando. 

As crianças são ótimas mímicas e repetirão os comportamentos de seus pais e outros adultos, como, por exemplo: 

A garotinha que finge cozinhar em uma cozinha de brinquedo enquanto segura um celular de brinquedo entre a orelha e o ombro provavelmente já viu a mãe fazendo a mesma atividade repetidamente. 

O garotinho que coloca um lápis ou giz de cera atrás da orelha e tenta medir as coisas com a fita métrica, viu seu pai fazer a mesma coisa. 

Dicas de brincadeiras para desenvolver com sua criança

brincadeira entre pais e filhos

Aqui estão algumas dicas para os pais que não sabem como brincar com seus filhos, confira abaixo:

  • Relaxe e aproveite a atividade: 

Não tente assumir o comando, mas permita que seu filho assuma a liderança. 

Entenda que o seu papel é mostrar interesse e aprovação e fornecer incentivo. 

Entretanto, se seu filho começar a se comportar de maneira inaceitável, é importante que ele saiba o que está fazendo de errado e ensine-lhe o que pode fazer diferente da próxima vez.

  • Lembre-se de certificar que os brinquedos ou materiais sejam apropriados para a idade: 

Acima de tudo, este é um cuidado para manter o interesse da criança na atividade que está sendo realizada. 

  • Aprenda a fazer perguntas abertas enquanto joga, como: 

O que você acha que acontecerá se? 

Você consegue pensar em outra maneira de? 

O que mais você pode construir com esses blocos? 

Onde mais aquela peça do quebra-cabeça poderia ir?

  • Incentive a exploração adicional: 

Se seu filho parece estar ficando frustrado, você pode dar sugestões de outra maneira de encarar o problema. 

Por exemplo, para a criança que está chateada porque sua torre continua caindo, você pode mostrar a ela como usar blocos maiores na parte inferior.

  • Se você tiver mais de um filho, eles disputarão sua atenção: 

 Estas são oportunidades para eles aprenderem a se revezar ou compartilhar.

  • Modele o bom espírito esportivo: 
espirito esportivo em brincadeiras

Quando as crianças têm idade suficiente para começar a jogar jogos competitivos, como corridas ou jogos de tabuleiro, você pode modelar o bom espírito esportivo. 

 Ou seja, mostre como ser um bom perdedor, expressando o quanto você se divertiu participando da atividade e parabenizando o vencedor. 

 Igualmente importante é ser um bom vencedor por não se vangloriar ou ser muito competitivo com crianças pequenas.

Concluindo

Entendemos primeiro: “Brincar é a forma mais elevada de pesquisa.” -Albert Einstein 

Segundo: “É paradoxal que muitos educadores e pais ainda diferenciem entre um tempo para aprender e um tempo para brincar sem ver a conexão vital entre eles.” – Leo F. Buscaglia

Em suma: “Brincar é a maneira favorita de nosso cérebro de aprender.” – Diane Ackerman

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