A equipe multidisciplinar do Espaço Terapêutico Cinthia França teve a honra de participar de um treinamento destinado a guardas municipais de Mogi das Cruzes, que teve como tema o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação ocorreu na última segunda-feira (20/03) na Escola de Governo e Gestão da cidade.
Sobre o treinamento
O evento teve como objetivo capacitar a corporação para oferecer um atendimento mais adequado e acolhedor às pessoas com TEA, visto que apresentam necessidades específicas. Cinthia França foi uma das profissionais convidadas para compartilhar suas experiências e orientações sobre como abordar e interagir com pessoas com TEA.
Durante o treinamento, a equipe enfatizou a importância de uma abordagem específica para atender às necessidades das pessoas com TEA. Nesse sentido, as profissionais responsáveis apresentaram, para os participantes, orientações teóricas necessárias para um atendimento de qualidade a pessoas com TEA.
O secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, destacou a relevância da capacitação, pois é necessário garantir que mais profissionais estejam preparados para lidar com as especificidades desse público.
Além dos guardas municipais, agentes de outras áreas também participaram da capacitação, como da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) e da Patrulha Ambiental. Estiveram presentes também membros da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que realiza o atendimento telefônico de ocorrências e o monitoramento da cidade.
Ademais, a capacitação, ocorreu em duas etapas, sendo que as orientações teóricas ocorreram pela manhã. As atividades práticas de abordagem ocorreram a tarde, ministradas pelo tenente André Belarmino, comandante do Policiamento Rodoviário no Alto Tietê.
O Espaço Terapêutico Cinthia França se orgulha em poder contribuir com a capacitação, e destaca que é fundamental que cada vez mais profissionais estejam preparados para lidar com pessoas com TEA em diferentes contextos, além disso, acreditamos que a empatia, o conhecimento e a conscientização são essenciais para garantir um atendimento de qualidade a todas as pessoas.
As profissionais que participaram do evento
Tuani Ribeiro – Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga (Aplicadora ABA)
Daiane Conceição – Pedagoga e Psicomotricista
Ana Flávia Bernini – Psicóloga e Analista do Comportamento
Cinthia França – Terapeuta Ocupacional e CEO do Espaço Cinthia França