Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia se caracteriza pelo estudo da linguagem humana, considerando sua dimensão patológica, pela vocação clínica, essencialmente terapêutica. Ademais, confere ressaltar que a fonoaudiologia assume uma relação médica e pedagógica
Diante disso, a especialidade atua em pesquisa e avaliação, bem como na prevenção, por meio de terapias fonoaudiológicas em comunicação escrita e oral, audição e voz e seus aperfeiçoamentos.
Quando é indicada?
Dessa maneira, esse método terapêutico é indicado em casos de:
- afasia;
- afonia;
- disfasia;
- disfonia;
- gagueira;
- tartamudeio.
Eventualmente, as condições acima são identificadas através da manifestação expressiva ou impressiva de cada paciente e podem ser percebidas durante a anamnese, por exemplo. Além disso, se pode perceber alterações fonéticas e fonológicas, dificuldade de produção vocal na fonação, além da dificuldade de desenvolvimento da linguagem.
Como é feita a avaliação?
Primeiramente, é realizada a anamnese (entrevista) para investigar a origem das disfunções que justifiquem a condição patológica do paciente. Desse modo, pode-se destacar a avaliação por meio de duas formas: expressiva (motora) ou impressiva (sensorial).
Com isso, é possível construir bases sólidas para possíveis intervenções terapêuticas. Em seguida, com o diagnóstico obtido, traçam-se métodos terapêuticos com a finalidade de corrigir o funcionamento e desvios de fala.
Por fim, evidenciamos que em muitos casos, a avaliação para intervenção terapêutica em fonoaudiologia busca tratar da fala do paciente, considerando, assim, a linguagem como articulação.
Outras especialidades
- Avaliação Neuropsicológica
- Fisioterapia
- Psicologia
- Nutrição Infantil
- Psicomotricidade
- Terapia Assistida por Animais
- Ciência ABA
- Fonoaudiologia
- Arteterapia
- Terapia Ocupacional
- Musicoterapia