Psicomotricidade
Inegavelmente, a psicomotricidade se constitui como aspecto fundamental para o processo de desenvolvimento global da criança durante seus percursos de aprendizagem. Esse método possui grande relação com a educação em seus processos cognitivos, físicos e mesmo os sociais da criança.
Essa técnica beneficia o desenvolvimento integral da criança pois trabalha a partir de um campo transdisciplinar que não só estuda, mas investiga as relações sistêmicas entre a motricidade e o psiquismo.
Desse modo, o acompanhamento psicomotor deve estar presente em toda a formação da criança, pois auxiliará em seu desenvolvimento cognitivo e motor.
Quando a avaliação é indicada?
O desenvolvimento psicomotor mal constituído é um dos principais aspectos que requerem a avaliação psicomotora, isso porque, tal fato implica na identificação de disfunções de escrita, leitura, distinção entre as letras, ordenação silábica, análise gramatical e outros fatores.
Assim, a avaliação dessas condições possibilita uma intervenção especializada para o melhor desenvolvimento motor e psíquico da criança, assim como na ampliação de possibilidades para a apreensão de gestos e posturas corporais que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem da criança.
Como é realizada?
Nesse procedimento são utilizados movimentos físicos que objetivam desenvolver outros aspectos de desenvolvimento, como o intelectual. A motricidade tem a tarefa de levar as vivências diárias até o cérebro para que ocorra um estímulo no armazenamento das informações sobre as atividades realizadas e assim possibilitar que a criança integre o físico, cognitivo e afetivo.
Desse modo, a psicomotricidade se estrutura em três pilares básicos:
- sistema reticular (o que saber fazer – cognitivo);
- sistema límbico (o que pode fazer – motor);
- o que fazer (emocional).
Por fim, é importante destacar a unidade entre esses pilares, pois precisam estar alinhados, pois sua disparidade ocasiona desequilíbrio nos processos de aprendizagem da criança.
Outras especialidades
- Avaliação Neuropsicológica
- Fisioterapia
- Psicologia
- Nutrição Infantil
- Psicomotricidade
- Terapia Assistida por Animais
- Ciência ABA
- Fonoaudiologia
- Arteterapia
- Terapia Ocupacional
- Musicoterapia