O diagnóstico de autismo em crianças nos Estados Unidos apresenta uma tendência crescente nos últimos anos. De acordo com um novo relatório do CDC, divulgado em março de 2023, 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas. Isso representa um aumento de 22% em relação ao número anterior, que foi de 1 a cada 44 crianças em 2021.
Descobertas e impactos
O estudo do CDC analisou dados de mais de 226 mil crianças americanas de 11 regiões do país. Segundo os pesquisadores, a melhoria no processo de diagnóstico e triagem, bem como maior acesso serviços de saúde, podem ter resultado no aumento dos diagnósticos de autismo em crianças.
No entanto, o estudo também indica que a pandemia de COVID-19 interrompeu o diagnóstico de autismo em crianças, devido à ausência de serviços de assistência médica a infância e saúde durante a pandemia.
“Interrupções devido à pandemia na avaliação oportuna de crianças e atrasos em conectar essas crianças aos serviços e apoio de que precisam podem ter efeitos a longo prazo”, disse a médica Karen Remley, diretora do Centro Nacional de Defeitos Congênitos e Deficiências de Desenvolvimento do CDC.
O relatório destaca que, pela primeira vez, o diagnóstico de autismo foi mais comum entre crianças asiáticas, negras e hispânicas do que entre crianças brancas. Os pesquisadores apontam a mudança pode refletir uma melhor triagem, conscientização e acesso a serviços de saúde entre grupos que historicamente careciam dos serviços.
Além disso, o diagnóstico de autismo continua sendo mais comum em meninos do que em meninas. Entretanto, ressalta-se que o diagnóstico de meninas com autismo superou o percentual de 1% em 2020 pela primeira vez.
Por fim, o relatório destaca a importância do diagnóstico precoce e oferece sugestões para provedores de serviços, organizações de saúde e sistemas escolares. O intuito é fomentar o planejamento de serviços de suporte para pessoas com autismo e suas famílias.
Conclusão
Em resumo, as informações do relatório são importantes para promover melhores resultados nos cuidados de saúde e educação de crianças com autismo. O diagnóstico precoce continua sendo uma ferramenta fundamental para fazer a diferença na vida de crianças com TEA e suas famílias.
Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como esse, repletos de informações e dicas úteis, acompanhe o blog do Espaço Terapêutico Cinthia França.