Todo pai e mãe atencioso fica preocupado pensando sobre como será o desenvolvimento e formação da sua criança.
Logo, se faz importante fazer uso da Psicomotricidade na vida dos pequenos.
E o que seria a Psicomotricidade?
Segundo a Psicologia, a psicomotricidade é a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso.
Significa que é a forma como a criança irá agir será com base em suas experiências vividas, onde a ação é resultado da sua individualidade, linguagem e socialização.
O que são habilidades psicomotoras?
As habilidades psicomotoras são adquiridas através de atividades que visam o desenvolvimento das crianças.
Essas habilidades formam aspectos afetivos, cognitivos e motores da criança, estimulando o desenvolvimento das suas funções psicomotoras.
Essas funções são:
- Coordenação motora global: refere-se ao controle e organização da musculatura ampla voltada para os movimentos complexos realizados pela criança;
- Coordenação motora fina: está ligada ao domínio e a organização dos pequenos músculos para usar em atividades mais detalhistas e refinadas;
- Organização temporal: trata-se da capacidade da criança de ter noção do tempo e se organizar dentro do seu próprio ritmo;
- Organização espacial: pode ser definida como a consciência da relação do corpo da criança com o meio em que está inserido;
- Lateralidade: é a habilidade responsável pela conscientização simbólica dos dois hemisférios do corpo (direito e esquerdo), a lateralidade estabelece na criança a noção dos lados da estrutura do corpo e do espaço.
Como estimular a Psicomotricidade?
Como as habilidades podem ser estimuladas na escola?
Dentro da escola, essas habilidades podem ser estimuladas através de jogos recreativos que estimulem os aspectos motores, afetivos, cognitivos e social.
Um grande momento nas escolas, em que pode ser estimulada a psicomotricidade, é nas aulas de Educação Física.
Pois a partir dos exercícios físicos que as crianças vão demonstrar suas habilidades e dificuldades.
Usar da mimetização nas atividades em sala é também uma ótima forma de estimular a psicomotricidade.
O desenvolvimento da Psicomotricidade do 0 aos 3 anos de idade
Buscar desenvolver a Psicomotricidade nos primeiros 3 anos de idade de um indivíduo é essencial.
Pois é nesse período em que se formam as aquisições mais significativas quando falamos a nível físico.
Aos 3 anos, a criança já possui algumas conquistas, como correr, pular, falar e se expressar.
Portanto, pode-se dizer que as coordenações neuromotoras essenciais já estão sendo formadas, resultado de uma maturação progressiva.
Sinais para ficar em alerta
É importante ficar atento com alguns sinais de comportamento da criança que mostre algo que difere do normal, principalmente entre o período de 0-3 anos de idade.
Essa diferença da normalidade, pode representar algum tipo de atraso no desenvolvimento infantil.
Sinais ausentes nas crianças que os pais devem ficar atentos segundo as diretrizes do Ministério da Saúde:
- Reflexo de busca ou procura;
- Reflexo de sucção e deglutição;
- Reflexo de propulsão;
- Reflexo dos olhos de boneca;
- Reflexo glabelar;
- Reflexos de preensão palmar;
- Reflexo de extensão cruzada;
- Reflexo magnético;
- Reflexo de marcha;
- Reação positiva de suporte.
Lembrando: caso seu filho demonstra ter alguns desses sinais, é importante ir atrás de especialistas na área para receber uma boa análise da situação.
Conclusão
Se você leu até aqui, deu para entender a importância da psicomotricidade dentro da infância da criança.
Portanto, mantenha sempre a atenção quanto aos comportamentos e sinais que seu filho transmite, principalmente no período entre 0-3 anos.
No entanto, mesmo exercitando a psicomotricidade em casa e na escola, os pais que perceberem algum sinal de alerta devem recorrer ao acompanhamento de um especialista na área.
Caso a escola do seu filho não faça uso da psicomotricidade e você não tem oportunidade de trabalhar isso em casa com o seu filho, não se preocupe!
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