Musicoterapia

A World Federation of Music Therapy estabelece a musicoterapia como um método no qual se utiliza a música durante intervenções médicas ou cotidianas de indivíduos. O objetivo é promover qualidade de vida física, psíquica, emocional ou social e outras.

A terapia através da música enquanto uma ciência compreende a relação entre som -ser humano-som e apresenta uma crescente nas variáveis de intervenção terapêuticas da música e seus efeitos sobre a qualidade de vida dos pacientes.

Essa prática tem como objetivo central a manutenção e/ou restabelecimento da saúde do ser humano em seus aspectos cognitivos, físicos, intelectual ou social.

Quando a Musicoterapia é indicada?

Como esse método terapêutico busca qualificar o bem-estar dos indivíduos, ela pode ser aplicada para atender adolescentes, adultos, crianças, gestantes e idosos que buscam e/ou precisam manter, promover ou reabilitar seus estados de saúde.
A música como ferramenta terapêutica pode ser aplicada em situações clínicas, escolares, hospitalares, em reabilitações físicas, deficiências mentais e aspectos relacionados à Saúde Mental.

Como é realizada?

A Musicoterapia pode ser praticada de forma ativa ou interativa, por meio do qual os pacientes podem cantar, dançar e tocar instrumentos. Em alguns casos específicos, é possível também usar a musicoterapia receptiva (audição musical).