Psicopedagogia





A Psicopedagogia se caracteriza pelo estudo dos processos de aprendizagem e suas dificuldades por meio de uma visão integradora que considera aspectos fonoaudiológicos, neuropsicológicos, pedagógicos, psicológicos e psicolinguísticos.
Inegavelmente, aspectos como desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita se apresentam como elementos fundamentais na prática psicopedagógica. Além disso, são considerados pela psicopedagogia tanto processos institucionais como clínicos.
Quando é indicada?
Esse procedimento é indicado tanto em casos preventivos como curativos provenientes de áreas como a fonoaudiologia, pedagogia ou psicologia, por exemplo. Afinal, essas áreas estudam os processos evolutivos normais e patológicos.
Casos diagnosticados como de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) são condições que requerem um acompanhamento terapêutico psicopedagógico na medida em que as características dessas condições interfiram nos processos de aprendizagem dos sujeitos.
Desta forma, por meio deste método pretende-se promover a reintegração do paciente a uma vida mais qualificada dentro de seus interesses e necessidades.
Afinal, esse campo se preocupa em construir estratégias para a superação das dificuldades de aprendizagem a partir da compreensão das variações e dimensões de cada paciente.
Como é realizada?
A Psicopedagogia observa, inicialmente, a história individual de cada paciente, seus vínculos afetivos e desenvolvimentos de aprendizagem, afinal, é necessária a compreensão dessas relações e seus reflexos no cotidiano e interações sociais.
Procedimentos como: anamnese, análise de processo de construção tecto-escrita e elaboração de hipóteses nos processos de diagnósticos, interagem caminhos para a realização efetiva de intervenção.
Desse modo, são realizadas intervenções direcionadas para recuperação dos processos de aprendizagem regular, por meio da qual se visa constituir a autonomia do paciente.
Todo o processo de qualificação das relações de aprendizagem tem como foco elaborar caminhos que fortaleçam o protagonismo desses sujeitos e minimizem disfunções de aprendizagem.
Outras especialidades
- Avaliação Neuropsicológica
- Fisioterapia
- Psicologia
- Nutrição Infantil
- Psicomotricidade
- Terapia Assistida por Animais
- Ciência ABA
- Fonoaudiologia
- Arteterapia
- Terapia Ocupacional
- Musicoterapia