Psicologia

A psicologia enquanto ciência social e humana tem como foco o estudo da subjetividade humana por meio de processos mentais, sentimentais, racionais e inconscientes do comportamento humano e animal.

Desse modo, pode-se entender a psicologia como a ciência que investiga os fenômenos psíquicos e de comportamento por meio de estruturas manifestadas verbalmente ou não pelas condutas de cada indivíduo.

Podemos, então, compreender que essa especialidade empreende por meio do diálogo e técnicas psicológicas uma avaliação da subjetividade humana e visa qualificar o processo de saúde dos pacientes, sempre garantindo o compromisso social através de suas práticas clínicas. 

Quais são as áreas avaliadas?

A Avaliação Psicológica (AP) é um processo técnico e científico que coleta dados, estuda e interpreta fenômenos psicológicos resultantes das relações do ser humano em sociedade através de técnicas e instrumentos que não se restringem somente a testes, mas sim em ampla metodologia que melhor responda à realidade de cada paciente.

As principais áreas avaliadas são: 

  • avaliação psicológica no campo social;
  • avaliação psicológica no campo da educação;
  • avaliação psicológica no campo da saúde;
  • psicodiagnóstico; 
  • avaliação neuropsicológica; 
  • avaliação psicológica no contexto hospitalar;
  • avaliação psicológica no campo organizacional e do trabalho.

Embora as avaliações não se restrinjam a essas áreas, são estas as que mais auxiliam na interpretação e compreensão clínica de cada caso. Isso porque constituem os procedimentos multidisciplinares de avaliação e acompanhamento em saúde dos pacientes. 

Quando a avaliação psicológica é indicada?

Partindo da compreensão que por meio da avaliação psicológica é possível entender melhor os fenômenos e/ou patologias que acometem o ser humano, o procedimento é indicado quando é necessário compreender melhor o funcionamento dos aspectos inter e intrapsíquicos que constituem a personalidade de um indivíduo.

Através desse procedimento existe maior possibilidade de identificação de disfunções no funcionamento psicológico, buscando avaliar a existência de psicopatologias ou não. Ademais, esse método pode ser indicado a todos os sujeitos, de crianças a idosos. 

Assim, ao realizar a Avaliação Psicológica pode-se ter uma base mais fundamental para intervenções posteriores de acordo com cada caso.

Como é feita a avaliação?

As avaliações psicológicas são realizadas por meio de:

  • estudos de caso;
  • entrevistas;
  • observação comportamental;
  • testes psicológicos e,
  • procedimentos de medidas construídos para tais finalidades. 

Por fim, o processo avaliativo se dá por diferentes formas e procedimentos, visto que são organizados conforme a necessidade de cada paciente e as demandas de cada fenômeno. Afinal, as avaliações buscam responder e/ou resolver cada questão considerando os aspectos coletados  e observados em cada caso. Uma avaliação qualificada é fundamental durante todo o processo de tratamento.

Outras especialidades

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?